A confirmação de dois casos autóctones de Covid-19 causados pela variante Delta do novo coronavírus em SC acende o alerta para a necessidade de avaliar as estratégias de enfrentamento à pandemia. Um dos principais pontos de atenção é a falsa sensação de segurança, que leva pessoas a abandonarem os cuidados básicos e a facilitarem a transmissão do vírus.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
As pessoas mais vulneráveis, ou seja, aquelas que têm alguma comorbidade ou que são mais idosas, já estão com as duas doses da vacina ou muito perto disso – o que ajuda, e muito, a conter as internações. Mas estamos falando de uma variante que, em todo o mundo, tem causado estrago pela eficiência que tem para se espalhar. Se temos em circulação um vírus mais potente em se replicar, e estamos dando condições para que ele faça isso, teremos problemas.
A ciência ainda tem muitas perguntas sem resposta sobre a variante Delta. A principal delas é se a mutação causa ou não quadros mais graves. O que se observa é que em países como os Estados Unidos, por exemplo, onde a Delta é a variante de prevalência, aumentaram nas últimas semanas as internações de pessoas mais jovens, entre 20 e 30 anos.
Hotelaria registra recorde de ocupação em SC
Continua depois da publicidade
Uma das hipóteses levantadas para explicar essa situação é, junto com a recusa de uma parte da população em receber a vacina, justamente o fato de as pessoas terem abandonado os cuidados mais básicos, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Por isso, este é um ponto de atenção. É fundamental evitar que as pessoas, cansadas após um ano e meio de pandemia, abram mão de protegerem a si e aos outros. Isso passa por uma comunicação eficiente e sincera por parte dos órgãos públicos, que não mascare os riscos.
Outro ponto de atenção é a imunização completa. Os mais de 140 mil catarinenses que não retornaram para a segunda dose da vacina preocupam a Secretaria de Estado da Saúde. A chegada da variante Delta impõe reforço da busca ativa nos municípios e aumento da cobertura vacinal.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Quanto vale uma medalha de ouro?
Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro
Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre
O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas
Cobra d’água: tudo que você precisa saber sobre
Cobra de jardim: o que tem por trás da espécie
Tem para todos os gostos: descubra os tipos de cogumelos