Enquanto a maioria das cidades começou o ano com um incômodo aumento na tarifa de ônibus – medida que impacta até no bolso de quem não usa o transporte coletivo, já que reflete na inflação – em Balneário Cambriú, onde o transporte público é gratuito, o desafio é equalizar os custos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O contrato atual, de R$ 6 milhões, foi estendido ainda no período de transição do governo. A prefeitura anunciou, ainda na gestão anterior, que o custo seria coberto com os valores arrecadados com o estacionamento rotativo, mas a verba não tem sido suficiente. Para complementar o custo, o município utiliza dinheiro vindo de outros fundos municipais.
Tarifa de ônibus em Florianópolis sobe 15% e registra a maior alta entre capitais em 2025
O transporte gratuito é bem visto em Balneário, embora as linhas ainda sejam escassas. A manutenção da gratuitdade foi um compromisso de campanha da prefeita Juliana Pavan (PSD). A coluna apurou que a equipe que assumiu a prefeitura nesta semana está avaliando outras fontes alternativas para manter o subsídio.
Continua depois da publicidade
Tarifas de ônibus intermunicipais têm novos valores na Grande Florianópolis
A tendência é que a extensão de contrato ainda seja prorrogada mais uma vez, até que seja lançado um novo edital para concessão do serviço de transporte coletivo. Atualmente, os ônibus circulam em contrato emergencial.