A deputada federal Ana Paula Lima (PT) confirmou para esta sexta-feira (7) a vinda da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, a Santa Catarina. Eles conduzirão uma plenária na Alesc para ouvir dos catarinenses – em especial das entidades da sociedade civil – quais são as prioridades do Estado a serem incluídas no Plano Purianual (PPA), que planeja investimentos de 2024 a 2027.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A audiência é uma oportunidade para que os catarinenses digam onde querem alocar recursos federais. Dividir os rumos dos gastos públicos com a população é uma maneira de democratizar os investimentos e torná-los mais efetivos. A participação é importante – assim como o acompanhamento, para que as promessas sejam de fato cumpridas.
Senado aprova após 32 anos projeto de Amin sobre revisão de incentivos fiscais
Desde maio, as plenárias passaram por 20 estados. As sugestões apresentadas são reunidas na plataforma online Brasil Participativo, onde é possível votar nas políticas prioritárias até 14 de julho. Os governadores também poderão indicar três prioridades.
Continua depois da publicidade
Para Santa Catarina, é uma chance de reforçar a necessidade urgente de recursos para obras de infraestrutura. As empreitadas estão caminhando, com recursos extras no orçamento que vieram da PEC da Transição. O cenário muda no ano que vem, e as verbas dependerão do resultado da economia e da pressão sobre o governo federal por retorno ao Estado.
A proposta de recursos para a BR-470, por exemplo, que é um dos nossos grandes gargalos, já está lá. Ana Paula Lima faz “campanha” por ampliação de investimentos no trecho de Indaial a Rio do Sul. O Estado também precisa de investimentos em ferrovias e nos acessos aquaviários nos portos para manter a competitividade – algo que será ainda mais importante com o fim da guerra fiscal, que hoje permite atrair empresas com facilidades tributárias.
Leia também
Jogador do Palmeiras processa construtora do “prédio do Neymar” em Balneário Camboriú
Exército fecha fronteira de Santa Catarina; entenda operação
Governo de SC e deputados chegam a consenso no Universidade Gratuita; veja o que muda