Um dado em especial na pesquisa Quaest contratada pela NSC, e divulgada nesta terça-feira (27), deve colocar os candidatos à prefeitura de Florianópolis com as barbas de molho: os 65% de eleitores que, a pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições municipais, ainda não sabe em quem vai votar na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome de nenhum candidato.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Levemos em consideração que a campanha acabou de começar, e que este é o primeiro termômetro a aferir a temperatura do eleitorado. Ainda assim, o número elevado de indecisos na espontânea pode indicar um desinteresse do eleitor médio sobre as eleições municipais. Ou sobre os candidatos que se apresentaram para a disputa.

O dado é especialmente relevante para o prefeito Topazio Neto (PSD). Ele sai na frente com vantagem quando a pesquisa é estimulada, ou seja, quando o eleitor é confrontado com os nomes dos candidatos que verá na urna. Mas um incumbente – o dono da caneta – com um índice de rejeição relativamente baixo deveria ter aparecido mais na espontânea. Afinal, é o primeiro nome a ser associado à prefeitura, para o bem e para o mal.

Dois fatores podem ter contribuído com essa percepção – a troca de mãos da prefeitura em meio ao mandato, ou mesmo da ruptura com o “ex”, Gean Loureiro, que talvez confundam o eleitorado. Por outro lado, o prefeito tem uma grande entrada nas redes sociais, o que significa que é conhecido e identificado com o cargo.

A notícia tampouco é positiva para os candidatos da oposição. A esta altura, seria natural que outros nomes viessem à cabeça do eleitor que está em busca de uma alternativa. Especialmente se, entre eles, há um ex-prefeito e ex-senador, e um deputado estadual.

Empolgar o eleitorado é essencial numa eleição disputada como a municipal. Ainda dá tempo de reavaliar as estratégias.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira foi contratada com exclusividade pela NSC e ouviu 865 pessoas entre 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC08197/2024.

Leia ainda

Pesquisa Quaest mostra candidatos com maior potencial de voto e rejeição em Florianópolis

Pesquisa Quaest mostra Topázio na frente e empate técnico entre Dário e Marquito em Florianópolis

Continua depois da publicidade

SC tem o maior percentual de quem deixou carteira assinada para trabalhar por conta própria

Luciano Hang ganha batalha contra Meta para remover anúncios com deep fake