Perguntei ao ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) o que fez mais mal aos brasileiros: se a cloroquina, ou as fake news sobre a segurança da urna eletrônica que buscam tumultuar as eleições do ano que vem. Pré-candidato à presidência da República e um defensor da chamada “terceira via”, ele não titubeou ao dizer que foi o remédio sem eficácia contra a Covid-19 o que trouxe mais danos ao Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Acho que a cloroquina é pior, porque criou nas pessoas uma profunda divisão, fez com que a autarquia federal que foi criada por Jucelino Kubitschek para defender a sociedade, que foi o Conselho Federal de Medicina, cujo objetivo número um é defender a sociedade da falta de ciência, do charlatanismo, se calasse por pressão política. Eles se acovardaram. Aquilo dali trouxe um kit ilusão, as pessoas usaram para dizer que era uma gripezinha.
A fala do ex-ministro ocorreu durante entrevista ao vivo à CBN Diário e ao Diário Catarinense, que integra a rodada com os pré-candidatos à presidência da República. Vale lembrar que a pressão por um protocolo com cloroquina no Ministério da Saúde foi um dos motivos que levou à demissão do ex-ministro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Continua depois da publicidade
– Ela (a narrativa sobre a cloroquina) foi muito bem elaborada porque contou com médicos que passaram um verniz nessas teses. Essa (crise) é palpável, porque não tem nada mais dramático do que a morte. Temos um número absurdo de pessoas que perderam a vida por conta dessa mentira, desse negacionismo.
Doria reforça discurso da terceira via: “Não sou esquerda nem direita”
Lula diz que não teme polarização: “O povo vai ter que escolher entre a democracia e o fascismo”
Focar na pandemia é importante para o ex-ministro porque atinge um ponto fraco do governo, ao mesmo tempo que o fortalece por ter, digamos assim, abandonado o barco da gestão da Saúde antes de emborcar. Mas, por enquanto, a fala de Mandetta soa mais como a de um articulador da terceira via, do que necessariamente de um cabeça de chapa. Enquanto levanta a tese de que Bolsonaro e Lula se beneficiam da polarização, o ex-ministro busca calçar o caminho para um candidato alternativo sobre os índices de rejeição dos líderes da corrida eleitoral.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram