Segundo maior partido da frente ampla de centro-esquerda em Santa Catarina, que integra oito partidos, o PDT deve indicar um nome para disputar o Senado. A aliança, que tende a incluir dobradinha com o PT na majoritária, não chegou a ser discutida com Ciro Gomes (PDT), que compartilhará o palanque com Lula no Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O presidente estadual do PDT, ex-ministro Manoel Dias, disse nesta quarta-feira (22) à coluna que a decisão de estar junto com o PT no Estado vinha sendo construída há dois anos, era de conhecimento da executiva nacional e Ciro estava ciente disso, mas não foi ouvido a respeito. A informação contrasta com o que o ex-ministro havia afirmado ao jornal O Globo, no início da semana.
A situação de Santa Catarina se repete em outros estados no país, como no Ceará – base eleitoral de Ciro Gomes, onde o partido também estará ao lado do PT na majoritária. Em SC, para evitar atrito, a frente ampla ajustou que o PDT não participará dos compromissos de campanha de Lula no Estado, e o PT não estará nas agendas de Ciro Gomes.
Na segunda-feira, o PT divulgou informação de que o PDT estará com Décio Lima (PT) na majoritária. Questionado pela coluna, Manoel Dias desconversou sobre a escolha entre os projetos paralelos de Décio ou do senador Dário Berger (PSB), que disputam a cabeça de chapa.
Continua depois da publicidade
– Estamos discutindo e temos avançado. Queremos uma aliança sem atritos – limitou-se a dizer.
Ao lado de Gelson Merísio (Solidariedade), Décio tem atraído outros partidos da frente e buscado isolar Dário dentro da própria aliança. A mais nova previsão é que um anúncio oficial sobre a chapa saia na semana que vem.
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Opinião: Imolados na floresta, Dom e Bruno expõem ao mundo Brasil sombreado pela barbárie
Deputadas ouvem na Alesc que mulher trabalha e homem lidera; o nome disso é machismo
“Mal posso esperar”, ironiza delegado da PF ao saber que será processado por Jorginho Mello
Continua depois da publicidade
Protótipo testará navios de guerra que serão construídos em Itajaí
Governo absolve servidores que atuaram na compra de respiradores por R$ 33 milhões em SC