O Fundo Estadual de Saúde vai repassar recursos para os municípios acelerarem a vacinação neste mês. A informação está na deliberação publicada no último sábado (6) pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que integra a Secretaria de Estado da Saúde e os secretários municipais.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
São R$ 2,9 milhões, divididos de acordo com o percentual de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, que são alvos da campanha. A verba pode ser usada para mobilização, supervisão e intensificação das vacinas.
O valor deve ajudar na atualização dos planos municipais de vacinação. Um questionário aplicado em junho às prefeituras pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) revelou que um terço dos municípios de Santa Catarina não tem plano municipal de vacinação – o que significa que não há uma estratégia local para alcançar as metas de imunização do Ministério da Saúde. Outro dado mostra que 11% das cidades não possuem equipes suficientes para a vacinação – o que exigirá reforço.
As recomendações aos municípios incluem a abertura de pelo menos um posto de saúde em horário alternativo, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis às salas de vacinação, e também a disponibilização de vacinas todos os sábados do mês.
Continua depois da publicidade
A deliberação também determina que os municípios enviem relatórios semanais sobre a adesão à campanha e a cobertura vacinal. Esse acompanhamento será fundamental para traçar estratégias localizadas de atuação.
Santa Catarina foi historicamente um dos estados que mais atingiu as metas de vacinação no país. Nos últimos anos, a adesão às vacinas vem caindo de forma preocupante, e os índices atualmente são baixos em relação à maioria das vacinas do calendário obrigatório. As campanhas de fake news e desinformação são apontadas como as grandes responsáveis pela hesitação vacinal.
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Operadora contesta Porto de Itajaí sobre contrato-tampão: “Total interesse”
Continua depois da publicidade
A arquitetura hostil e antipobres de Balneário Camboriú
O segredo internacional por trás dos arranha-céus de Balneário Camboriú