O mais recente ranking do índice FipeZap, que mostra a evolução do mercado imobiliário no Brasil, traz uma cidade de Santa Catarina como a campeã em valorização no mês de julho – e não é nenhum dos destinos mais tradicionais dos investidores, como Balneário Camboriú ou Florianópolis, mas Joinville, a maior cidade do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No último mês, Joinville registrou alta de 3,16% no preço do metro quadrado – quase quatro vezes mais que a média nacional, que foi de 0,765. O metro quadrado está em R$ 7.159.
Joinville também é destaque estadual na análise de 2024 e dos últimos 12 meses. Neste ano, é o município em que os preços mais avançaram em Santa Catarina: +8,41%. É também a cidade com maior valorização em um ano, alcançando 13,58%. Para se ter ideia, a média nacional é de +6,53%.
Cidade no Litoral de SC terá aumento de 50% na população com bairro planejado
Continua depois da publicidade
Com os números em alta, Joinville ultrapassou São José, que vinha dominando os rankings de valorização no Estado em 2023.
Quem são as campeãs de preço no ranking FipeZap:
Os preços, no entanto, ainda são mais “convidativos” do que em municípios como Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis, que lideram o ranking do metro quadrado mais caro do Brasil. Nas duas primeiras da lista, o preço ultrapassa R$ 13 mil o metro quadrado.
O cobiçado bairro de SC onde imóveis dobraram de preço em cinco anos
A diferença está principalmente na localização: cidades litorâneas puxam os preços para cima – e o fenômeno ocorre com mais intensidade onde o espaço para construir é menor, como em Balneário Camboriú e Itapema.
Continua depois da publicidade