Com pouco mais de 27 mil habitantes, Porto Belo, no Litoral Norte, registrou um crescimento superior a 100% no estoque de empregos na construção civil nos últimos dois anos. A cidade saltou de 609 vagas, em março de 2021, para 1220 no mesmo mês de 2023. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
Nos últimos dois anos houve um grande aquecimento do mercado imobiliário em Porto Belo e isso impactou positivamente no número de vagas oferecidas na construção civil.
— Buscamos sempre contribuir de forma significativa para este crescimento que impulsiona o movimento econômico da região, como também potencializa o desenvolvimento urbanístico e a valorização imobiliária como um todo — diz Pâmela Selent, vice-presidente da WSelent Empreendimentos.
A empresa é responsável pelo primeiro Home Club da cidade, o Porto Bello Home Club, que será o maior da região.
Continua depois da publicidade
Topless “polêmico” de Balneário Camboriú não é crime e poderá ser autorizado por lei
Região aquecida
A região da Costa Esmeralda, que inclui as cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, também merece destaque no estoque de empregos na construção civil. No mesmo período, foi registrado um aumento próximo a 50% no número de vagas geradas no setor, segundo o Caged. Juntos, os três municípios somam, em 2023, 9.710 vagas, contra os 6.605 em 2021.
O aumento de empregos na região se justifica, ainda, pela alta valorização imobiliária em Itapema, que atualmente ocupa a segunda colocação nacional no ranking das cidades com o metro quadrado mais valorizado do país, de acordo com o último relatório FipeZap divulgado no início de maio.
Leia também:
Em Abu Dhabi, Fabrício busca parceria dos árabes na nova orla de Balneário Camboriú
PT de Lula e PL de Bolsonaro estão unidos em rasteira na cota feminina