O chef catarinense Jimmy Silva, de Itapema, ficou em 2º lugar na Copa Sushi Brasil, que reuniu 28 sushi chefs de todo o país. A prova ocorreu em Ribeirão Preto (SP), sob a avaliação de chefs brasileiros e japoneses. Além da técnica, a imersão na cultura do Japão também foi avaliada.
Continua depois da publicidade
Jimmy conta que os testes incluíram prova oral e trabalho escrito sobre a história do Japão e a criação do sushi. Na última etapa, foi a vez de colocar a mão da massa _ ou no arroz. Os sushis tinham que seguir a tradição: nada de uramaki, hot ou cream cheese, diz o chef.
_ Os cortes de peixe são bem diferentes. No niguiri, por exemplo, aqui usamos barriga, e lá o lombo. O wassabi vai junto com o sushi, e não separado. E também são analisadas as técnicas de apresentação e o balé das mãos, que os japoneses adoram _ comenta Jimmy.
O catarinense trabalha em um restaurante especializado em Itapema e, embora o cardápio tenha opções de sushi “à brasileira”, ele conta que tem liberdade para oferecer aos clientes a versão tradicional. Jimmy treinava desde julho para participar da Copa Sushi Brasil. Precisou, inclusive, aprender um pouco do idioma japonês.
Continua depois da publicidade
O chef não se contenta com o segundo lugar. Disse que vai continuar estudando e treinando para a próxima Copa, no ano que vem. A meta é chegar ao mundial no Japão.
O vencedor da Copa, chef Isaac Ventura, de Ribeirão Preto (SP), vai participar do campeonato mundial de melhor sushi, em Tóquio.