Uma foto feita em Criciúma, às 6h02min de quinta-feira (28), mostra a conjunção entre Vênus e Júpiter, junto à Lua. O fenômeno foi registrado pela historiadora Kalita Silva, 23 anos. Moradora do bairro Maria Céu, ela conta que tem o hábito de fotografar o amanhecer logo que acorda, nos dias em que a paisagem lhe chama atenção. Foi o que ocorreu nesta quinta-feira, quando o céu estava em tons de cor-de-rosa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

– Não sabia dos planetas alinhados. Estava rolando a timeline do Twitter e vi uma foto sobre (o alinhamento), então notei que tinha tirado uma foto igual e comentei com meu irmão – diz.

O professor da UFSC Alexandre Zabot, que é doutor em Astrofísica e coordenador do programa de extensão Astrofísica para Todos, confirmou que Vênus e Júpiter estão em conjunção nesta semana. Ele explica que se trata de uma sensação visual:

– Os planetas estão todos num mesmo plano em torno do Sol. À medida que giram, acabam se alinhando. É um efeito geométrico, um fica perto do outro por causa da projeção com que olhamos.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o fenômeno não é exatamente raro e, quando ocorre, dura alguns dias. Mas a visualização depende de condições ideais de abertura climática – além de timing. A conjunção é visível logo no início da manhã.

– (Os planetas) Brilham mais que uma estrela. Basta olhar para a direção Leste, onde o sol vai nascer, um pouco antes da aurora – orienta o professor.

Diferente de outros fenômenos, que demandam visualização a partir de locais mais afastados, a confluência de planetas, devido ao brilho, pode ser vista inclusive no centro das grandes cidades.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais​

Convocada por engano em concurso em SC, candidata vai receber indenização após largar emprego

Porto de Itajaí pode ficar com chineses ou árabes após leilão

“Jeitinho” na lei vai ajudar prédio de 140 andares em Balneário Camboriú; entenda

Guarapuava e Criciúma: por que o novo cangaço mira cidades de médio porte

Portuários vão a Lula contra desestatização do Porto de Itajaí prevista por Bolsonaro