O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai julgar nos próximos dias uma parceria internacional que pode superar R$ 5 bilhões em investimento em Santa Catarina – e tornará o Estado protagonista na transição energética justa.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os recursos são da Nebras Power, uma empresa estatal do governo do Catar, em parceria com a Diamante Energia, atual proprietária do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, no Sul do Estado. O montante será destinado à implantação de projetos de energia a gás.
Nesta quinta-feira (1), o governador Carlos Moisés falou sobre o assunto nas redes sociais, dizendo que o investimento integrará o compromisso que o Estado assumiu na COP-26.
“SC receberá um investimento bilionário para ser protagonista na transição energética justa, compromisso que assumimos na COP-26 para contribuir com a segurança energética nacional. Nosso Estado não vai à Copa do Catar, mas o Catar vem até nós”.
Continua depois da publicidade
Como a parceria ainda está em fase de aprovação, parte das informações são sigilosas. Mas a coluna apurou que, entre os projetos previstos, está uma nova unidade a gás, a Termelétrica Norte Catarinense, em Garuva, com potencial de geração de 660 MW, além de uma nova unidade a gás no próprio Complexo Jorge Lacerda, onde funciona geração de energia a carvão.
A transição energética justa em Santa Catarina está prevista em lei estadual e federal, promulgada em janeiro de 2022. A expectativa é que o investimento gere emprego e renda no Estado, e fortaleça a Segurança Energética no Brasil, além de ajudar no cumprimento de metas ambientais do país.