O fim de semana selou o lançamento da pré-candidatura da chapa Lula-Alckmin e o casamento entre PT e PSB para disputar a presidência da República. O passo seguinte será o início de um tour para consolidar os palanques estaduais – interrompido temporariamente apenas por um outro casamento, o do próprio Lula, marcado para o dia 18 de maio.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

Em SC, a parceria entre PT e PSB passa pela corrida entre Décio Lima e Dário Berger para liderar a chapa que concorrerá ao Governo do Estado – com Gelson Merisio (Solidariedade) correndo por fora, ao lado de Décio. A esta altura, o casamento da centro-esquerda, que formou uma frente ampla com oito partidos, passou da fase de lua-de-mel.

Como os “companheiros” Lula e Alckmin interferem na composição para as eleições em SC

De um lado e outro, o risco de racha é minimizado em nome do discurso sobre unidade de projeto. Mas, na prática, alinhar os objetivos não tem sido simples.

Continua depois da publicidade

Como já citei na coluna anteriormente, o PT defende um candidato identificado com Lula – Décio – para captar o eleitor do ex-presidente em SC e para responder à artilharia lançada contra Lula pelos adversários no Estado.

Já no PSB, a aposta é de que um nome mais ao centro – Dário – teria mais chances de levar a frente ao segundo turno, captando o eleitor que não vota em nomes como Moisés ou Jorginho, mas é influenciado pelo antipetismo.

Ainda em abril, o grupo de dirigentes do PT que visitou os estados para avaliação de cenário recomendou à executiva nacional a indicação da pré-candidatura de Décio em SC. Quase que simultaneamente, a frente multipartidária emitiu uma nota no Estado falando sobre “formulação de um programa comum“ e afirmando textualmente que a formação da chapa majoritária continuava em aberto.

Governo consegue suspender liminar na Justiça e não apresenta lista de passageiros do Arcanjo

Disposto a ganhar terreno, na última semana Dário fez um gesto ao PT ao aderir ao bloco parlamentar “Resistência Democrática”. Foi recebido por nomes como os senadores Fabiano Contarato, Paulo Paim e Paulo Rocha, líder do PT no Senado. Enquanto isso, Décio viajou com Merísio para o evento de adesão do Solidariedade à candidatura de Lula e ouviu dele elogios sobre as costuras em SC.

Continua depois da publicidade

O ex-presidente virá a SC depois da própria lua-de-mel, no fim do mês, para viajar pelo Estado. Até lá, a chapa deverá estar, no mínimo, desenhada. E com as alianças prontas para subir ao altar.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Convocada por engano em concurso em SC, candidata vai receber indenização após largar emprego

Porto de Itajaí pode ficar com chineses ou árabes após leilão

“Jeitinho” na lei vai ajudar prédio de 140 andares em Balneário Camboriú; entenda

Guarapuava e Criciúma: por que o novo cangaço mira cidades de médio porte

Portuários vão a Lula contra desestatização do Porto de Itajaí prevista por Bolsonaro