O casamento da deputada federal Carol de Toni (PL), presidente do Fórum Parlmentar de SC, com o empresário Matheus Bortoluzzi, neste sábado (2), reuniu a cúpula do PL em Xanxerê, no Oeste, e foi um autêntico evento político bolsonarista. Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, e o líder do PL na Câmara, deputado Altineu Cortes, foram os mais “tietados” durante a festa, que se estendeu pela madrugada.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Convidados pela deputada, o ex-presidente Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro não compareceram – informaram incompatibilidade de agenda. Mas o governador Jorginho Mello foi um dos padrinhos, e estava acompanhado por um séquito de secretários de Estado, prefeitos, vereadores e quase toda a bancada do PL. O “peso” da lista de presenças mostra o capital político da dona da festa.
Casamento de deputada de SC reunirá políticos; Veja as presenças e ausências
Chamou atenção a ausência do senador Jorge Seif, que havia confirmado presença. Nos bastidores, a informação é de que as relações entre Seif e De Toni andam estremecidas pelo suposto interesse da deputada em concorrer ao Senado, caso Seif tenha o mandato cassado pela Justiça Eleitoral – ele foi processado pelo PSD por suposto abuso de poder econômico. O Ministério Público se manifestou pela improcedência da ação, mesmo assim o processo tem movimentado os bastidores.
Continua depois da publicidade
Ação para cassar Jorge Seif é considerada improcedente pela Procuradoria Eleitoral
Apesar dos ares de “conferência” da direita, o casamento foi além do bolsonarismo. Como Anderson Silva adiantou, Carol de Toni convidou quase todos os parlamentares catarinenses no Congresso, com exceção dos dois deputados do PT, Ana Paula Lima e Pedro Uczai, e do deputado Valdir Cobalchini, com quem a noiva se desentendeu recentemente.
Além de políticos do PL, representantes de outras legendas também compareceram. Como o deputado federal Carlos Chiodini, vice-presidente nacional e presidente estadual do MDB, e o ex-governador Leonel Pavan, recém-filiado ao PSD, e deputados estaduais do Oeste.
O casamento movimentou Xanxerê noite adentro. Teve banquete de luxo, lanches na madrugada, drinques à vontade e ilha de café com louças de grife.
A deputada vai passar a lua de mel em Nova York. Na lista de presentes, o casal incluiu passeios pela Big Apple que vão de R$ 200 por algumas horas guiadas na Times Square, até hospedagem por R$ 10 mil.
Continua depois da publicidade