Contrariando as expectativas de que empurrasse para 2022 a decisão sobre o partido pelo qual disputará a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro casou de papel passado com o PL nesta terça-feira (30), e selou seu retorno ao Centrão. Retorno porque, desde 1988, quando debutou na política como vereador no Rio de Janeiro, o presidente passou por oito partidos diferentes. Alguns deles, notórios integrantes do centro fisiológico do Congresso Nacional.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Apesar disso, o presidente teve talento suficiente – impulsionado pelas redes sociais – para fazer colar em si mesmo o rótulo de “outsider”, de antissistema, quando disputou o governo em 2018. É desse selo que ele abre mão, oficialmente, ao abraçar o PL de Valdemar Costa Neto.
Com areia loteada por bares, praias de SC têm dono e não é a população
Bolsonaro conhece o terreno onde pisa e calculou os riscos. Quer tempo de TV, fundo partidário, apoio evangélico. Tudo isso vem no trato nupcial com o PL. O desgaste vindo de apoiadores nas redes sociais é dano colateral – mas o presidente já cometeu equívocos suficientes, com a caneta na mão, para saber que pelo menos 20% do eleitorado é fiel o bastante para relevar esse reposicionamento de marca.
Continua depois da publicidade
Se Bolsonaro ganha de um lado, o PL, que cedeu espaços para acomodar demandas do presidente – como na disputa pelo governo de São Paulo – também terá suas vantagens. Levará o número de Bolsonaro na urna e infla seus quadros, desde já, com as transferências de parlamentares bolsonaristas que disputarão as eleições no ano que vem. SC é um dos estados onde a migração deverá ser acentuada. A tendência é que o partido ganhe espaço e capilaridade, um ativo importante.
Luciano Hang, Jorginho Mello e Esperidião Amin juntos em Campos Novos
Caso Bolsonaro não consiga se reeleger no ano que vem, a união de conveniência deve terminar em divórcio. O que se sabe desde já é que como um bom e velho representante do Centrão, mais cedo ou mais o PL tarde estará no governo. Esteja Bolsonaro reeleito, ou não.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade