As praias de Santa Catarina amanheceram lotadas nesta segunda-feira de Carnaval. É o caso de Balneário Camboriú, onde imagens registradas pelo repórter cinematográfico Luiz Carlos Souza, da NSC TV, mostram um mar de guarda-sóis.

Continua depois da publicidade

> “Estamos em estágio de colapso”, afirma prefeito de Chapecó sobre situação local

> Ciclone subtropical se forma no Sul do Brasil; vídeo explica o fenômeno

A movimentação é positiva para o setor do turismo, castigado pela pandemia. Mas as imagens de um feriadão ‘quase normal’ no Litoral contrastam com a explosão de casos de Covid-19 no Oeste do Estado, que já transferiu mais de 100 pacientes por falta de leitos de UTI.

A situação é dramática, e isso ficou muito claro na fala do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, quando ele disse que nem com R$ 1 milhão no bolso é possível a um cidadão conseguir uma vaga de terapia intensiva na cidade.

Continua depois da publicidade

A situação do Oeste já chama atenção de todo o país, mobilizou um Gabinete de Crise do Governo do Estado e deveria acender o alerta para toda Santa Catarina, onde o índice de ocupação das UTIs voltou ao perigoso patamar médio de 80% no fim de semana.

A região Sul de SC, que vinha em situação relativamente confortável, voltou a crescer nos índices de ocupação nos últimos dias. Planalto Norte, Grande Florianópolis, Meio Oeste e Serra estão acima da média estadual.

> Colapso em Chapecó: Moisés envia secretários para montar gabinete de crise

> Gestante de sete meses morre por complicações da Covid no Oeste de SC

Apesar disso, não temos controle de fronteiras ou acompanhamento de circulação entre as regiões, por exemplo – medida recomendada por especialistas para ajudar a conter novos picos de transmissão. A medida seria importante no momento em que uma nova variante, mais transmissível, circula no país.

O esforço de fiscalização também parece deficiente. O Carnaval pode ter sido ‘cancelado’ oficialmente pelo Estado, mas os foliões não tiveram dificuldade alguma para encontrar festas que, em tese, estão proibidas. Falta adesão até ao uso obrigatório de máscaras, o que aponta para falta de controle e de comunicação.

Continua depois da publicidade

> Casal desaparecido em Florianópolis é encontrado; dupla estava acampando e fazendo trilhas

> Escolas de Blumenau registram seis casos de Covid-19 na volta às aulas

O caos do Oeste é um lembrete e uma prova de que, enquanto não tivermos vacinação em massa, o vírus continuará sendo uma ameaça grave ao sistema de saúde. Não é hora de baixar a guarda.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia mais

Mancha escura aparece no mar em Balneário Camboriú

Conheça as gêmeas que realizaram cirurgia de mudança de sexo em SC

Após passar mal ao volante, motorista atropela e mata pedestre na SC-401, em Florianópolis