O Carnaval está chegando, e os preparativos para o Navegay, reconhecido como um dos maiores blocos de sujos do país, estão em fase final em Navegantes. Este ano, a festa ocorre no dia 24 de fevereiro (segunda-feira), das 15h à meia-noite. A expectativa é atrair até 150 mil foliões.
Continua depois da publicidade
Beira-mar
Pelo terceiro ano seguido, o Navegay será na Avenida Cirino Adolfo Cabral, a beira-mar de Navegantes. São previstos 11 blocos com trio elétrico – parte deles com DJs, outros com bandas a bordo.
Quanto custa
O Navegay é uma festa de rua, gratuita. Mas muitos foliões investem em criativas fantasias. O gasto, portanto, depende da disposição (e do bolso) de cada um
Leia também: Monte sua fantasia de carnaval a partir de 5 reais
Sem limites
Não haverá limitação para os foliões que quiserem levar a bebida de casa. No ano passado, a prefeitura concedeu pela primeira vez a organização do Navegay a uma empresa privada. Como a concessionária vendia bebidas, só foram permitidas até quatro latinhas para cada participante.
Continua depois da publicidade
Houve reclamações sobre o modelo, e este ano o município voltou a organizar o Navegay por conta própria, por meio da Secretaria de Turismo.
Vidro não
Não há limitação para as latinhas, mas a prefeitura vai proibir garrafas e copos de vidro durante a festa.
Segurança
Entre 250 e 300 seguranças serão escalados para atuar no Navegay. A segurança será coordenada pela Polícia Militar, que também deve receber reforços.
Estrutura
Segurança e infraestrutura da festa fazem parte de um termo de ajuste de conduta (TAC) firmado em 2015 pela prefeitura, junto ao Ministério Público. Isso inclui a quantidade mínima de banheiros disponíveis e atendimento de saúde, por exemplo. Nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Turismo de Navegantes apresentará o plano de trabalho do Navegay ao MPSC.
Continua depois da publicidade