Elas são coloridas e perigosas. As caravelas, pequenas colônias de animais marinhos que causam queimaduras ao entrarem em contato com a pele, invadiram praias da Costa Verde e Mar, na região de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Na manhã deste domingo o fotógrafo Patrick Rodrigues, da NSC Comunicação, encontrou várias caravelas na orla de Porto Belo.
Continua depois da publicidade
Carlos Rocha, biólogo da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (Famap), dz que os animais não são comuns na região. Ele explica que diferente das águas-vivas, que nadam, as caravelas se movimentam com os ventos. E as fortes rajadas dos últimos dias levaram uma grande quantidades de espécimes para a costa.
Ele diz que a tendência é que os animais dispersem no decorrer da semana. Mas, por enquanto, recomenda cuidado. A prefeitura tem feito diariamente, pela manhã, a retirada dos animais da faixa de areia. Mas os banhistas precisam estar atentos.
A principal recomendação é evitar aproximar-se das caravelas. Em caso de contato, tenente Bruno de César Toledo Camilo, do Corpo de Bombeiros Militar, diz que é indicado procurar ajuda médica o mais rápido possível. A mesma recomendação vale para reações alérgicas graves em caso de queimadura com águas-vivas.
– Em qualquer um dos casos, deve-se inicialmente procurar o posto de guarda-vidas mais próximo, pois lá eles podem dar um primeiro atendimento e acionar uma equipe dos bombeiros ou do Samu, se for o caso – diz.
Continua depois da publicidade
Os postos têm frascos de vinagre, que é o tratamento imediato indicado para as queimaduras. O aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros de SC, indica diariamente as praias onde há presença de águas-vivas e caravelas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz