A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reúne-se à tarde com Daniela Reinehr, para decidir qual será o teor dos novos decretos que regulamentam atividades em Santa Catarina. Embora a secretária seja a dona da caneta, é a governadora em exercício quem dará a palavra final.
Continua depois da publicidade
> Restrições em SC: saiba o que pode mudar para bares e restaurantes
Sendo assim, o texto dos decretos indicará qual o nível de autonomia que tem Carmen Zanotto. A nova secretária de Saúde disse esta semana, em entrevista que será publicada neste sábado, que tem liberdade para agir mas preza o diálogo. As decisões finais indicarão se, nessa conversa, alguém fala mais alto.
> SC tem 6 entre as 50 cidades do país com mais mortes por mil habitantes
Pela manhã, a reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) acenou com a possibilidade de manter os decretos atuais por 14 dias, com alterações pontuais. Foi debatida, por exemplo, a separação entre atividades de entretenimento e gastronomia – como informou o colega Renato Igor.
Continua depois da publicidade
Outro ponto de discussão foi a prática esportiva. Nesse caso, não há consenso. A maioria dos membros do Coes avalia que o momento ainda não é propício para a liberação de esportes de contato, em que o risco de contaminação é mais alto.
> Encontro vai reunir 300 vereadores de SC no período mais grave da pandemia
Também foi analisado o pedido do setor para liberação de eventos como palestras e congressos. Pelo Coes, a restrição continua.
As deliberações foram feitas pelo ‘núcleo duro’ do Coes – membros de diferentes secretarias e órgãos do governo, Cosems (o conselho dos secretários municipais de Saúde) e representantes da Fecam. Entidades de classe dos profissionais de saúde, por exemplo, não participaram das negociações.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade