A Câmara de Vereadores de Itajaí fará uma audiência pública nesta segunda-feira (01) para debater a regulamentação de sites e aplicativos de hospedagem, como Booking e AirBnb. Proposta pelo vereador Thiago Morastoni (MDB), a reunião começa às 18h30min e vai debater um modelo de legislação específica para esse tipo de serviço, a exemplo da regulamentação dos aplicativos de transporte.
Continua depois da publicidade
Especulação
Donos de uma fatia cada vez maior do mercado, pela facilidade de acesso e a oferta de preços, os aplicativos são alvo de muita discussão mundo afora. Berlim e Paris são exemplos de cidades que restringiram os aluguéis para turistas nos últimos anos. O foco não foi a proteção da hospedagem tradicional, mas evitar a especulação do mercado de aluguéis e suas consequências, como a supervalorização dos aluguéis anuais (por falta de interesse dos locatários em manter moradores fixos) e a expulsão dos moradores das áreas mais turísticas das cidades.
Em uma região como o Litoral de Santa Catarina, onde a especulação é regra nos negócios imobiliários, o argumento não se sustenta.
Continua depois da publicidade