A Câmara dos Deputados atendeu pedido da OAB nacional e aprovou regime de urgência na tramitação de dois projetos de lei que aumentam a proteção e os direitos dos advogados brasileiros. Um deles é o PL 212/2024, que inclui na legislação penal o agravamento das penas dos crimes de homicídio e de lesão corporal, quando praticados contra advogado ou advogada no exercício da profissão.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O texto do PL decorre de sugestão do jurista Thiago Coutinho, encampada pela bancada da advocacia catarinense na OAB nacional, que visa alterar artigos do Código Penal e da Lei de Crimes Hediondos

Já o PL 4538/2021 propõe a desobrigação de antecipação de custas processuais na execução de honorários advocatícios. A medida pretende facilitar o acesso de advogados aos honorários, dispensando a exigência de custas que, muitas vezes, representam um obstáculo no recebimento da remuneração pelo trabalho já realizado.

STF proíbe reajuste automático de salários dos procuradores em SC

Continua depois da publicidade

– Conseguir fazer com que estes projetos tramitem com urgência na Câmara dos Deputados demonstra o reconhecimento do protagonismo institucional da OAB e da importância da advocacia para a sociedade. Agora vamos seguir nosso trabalho para aprovar as matérias no Congresso nacional – disse o vice-presidente nacional da OAB, o catarinense Rafael Horn.