A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) divulgou nesta quarta-feira (28) o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2023/2024, produzido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento revela que cada R$ 1 investido pelo setor movimentou R$ 4,22 na economia nacional no último verão.
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Foram nove navios operando em 19 destinos no Brasil e América do Sul, com um expressivo aumento no número de viajantes em comparação à temporada anterior (2021/2022), totalizando 844.462 cruzeiristas.
A temporada também registrou o maior impacto econômico da série histórica, injetando mais de R$ 5,2 bilhões na economia brasileira. Esse montante abrange gastos diretos, indiretos e induzidos, como os R$ 2,8 bilhões gerados pelas companhias marítimas (principalmente com combustíveis) e os R$ 2,4 bilhões provenientes dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos de embarque, desembarque e trânsito. Além disso, o setor gerou R$ 556,9 milhões em tributos, nas esferas federal, estadual e municipal.
O gasto médio por pessoa com a compra da viagem foi de R$ 5.268,65, com uma média de 4,7 dias de viagem. Em cidades de escala, cada cruzeirista gerou um impacto econômico médio de R$ 668,91 – caso de Balneário Camboriú e Porto Belo, por exemplo. Nas cidades de embarque e desembarque, como Itajaí, esse valor foi de R$ 877,01.
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Procura por SC aumenta número de navios para a próxima temporada de cruzeiros
Quase 92% dos entrevistados pretendem realizar uma nova viagem de cruzeiro, e 87% afirmam querer retornar a destinos visitados durante a viagem. Além disso, 78% dos passageiros desembarcaram em pelo menos uma parada do roteiro. Em termos de frequência, 66,1% realizavam sua primeira viagem de cruzeiro, enquanto os 33,9% restantes já haviam viajado anteriormente, com média de quatro viagens.
Um dado relevante para os destinos em Santa Catarina é o interesse dos cruzeiristas em retornar aos locais de parada dos navios. Seis em cada 10 voltam aos destinos.
– O navio é uma vitrine e uma degustação para o destino – disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.