Dois novos caças suecos Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira chegaram nesta sexta-feira (5) à Portonave, em operação uma cercada de sigilo. Esta é a quarta vez que o terminal portuário recepciona a chegada das aeronaves militares ao Brasil. Elas integram uma encomenda de 36 caças feita pela FAB à sueca Saab, gigante do setor que é criadora dos sistemas de segurança aeroespacial.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Durante a madrugada, os aviões foram rebocados até o Aeroporto de Navegantes, serão preparados para o primeiro voo no Brasil e para a entrega oficial à FAB. A operação foi escoltada por militares, por questões de segurança, e ocorreu sem incidentes.

Os aviões embarcaram em abril no Porto de Norrkoping, na Suécia. Viajaram a bordo do navio holandês MV Mitiq, do armador Spliethoff. Toda a logística de transporte dos caças costuma ser mantida em sigilo, por serem aeronaves de uso militar.

A Portonave é escolhida para essa operação pela qualidade operacional e pela proximidade do aeroporto, que fica a poucos quilômetros do terminal. Nos quatro desembarques especiais para a FAB, já chegaram ao Brasil por Navegantes sete Gripen F-39, desde 2020.

Continua depois da publicidade

Veja fotos:

Leia mais:

Governo Lula erra ao “fazer graça” com vacina fake de Bolsonaro

Conheça a história dos símbolos do Brasil em homenagem ao 7 de Setembro

Decisão do TSE sobre Brusque liga o alarme para o senador Jorge Seif