O navio Marsgracht, de bandeira holandesa, deve atracar no início da tarde desta sexta-feira (1) na Portonave, em Navegantes, trazendo a bordo dois novos caças Gripen F-39 que foram comprados pela Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves embarcaram no dia 10 de março no Porto de Norrköping, na Suécia, em direção ao Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A chegada dos dois caças envolve uma sigilosa operação logística. Juntos, os dois aviões militares custam cerca de R$ 1 bilhão e carregam tecnologia de ponta, inclusive no armamento. Os aviões são a primeira entrega regular de uma encomenda de 36 caças suecos a chegar ao Brasil. O contrato, que inclui transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa, foi firmado pelo governo brasileiro em 2014.
Em 2020, a Portonave já havia operado o primeiro Gripen a chegar ao Brasil. A aeronave de ensaios foi desembarcada no porto e rebocada até o Aeroporto de Navegantes, em uma operação de alta segurança que ocorreu em meio à madrugada. A última etapa do transporte foi aérea, com o Gripen decolando para o primeiro voo em céu brasileiro. A aeronave foi levada até o Centro de Ensaios na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
A distância entre o porto de Navegantes e o aeroporto, que é de apenas dois quilômetros, foi um fator decisivo na escolha do terminal para receber os caças. A expectativa é que a Portonave receba pelo menos mais uma remessa de aeronaves este ano, no segundo semestre.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Pico de casos de Covid em SC no início do ano traz dúvidas sobre dispensa de máscaras
SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão