Quem vai pegar hoje o trecho Norte da BR-101 sabe que a chance de enfrentar congestionamentos é grande. A expectativa da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, é que o pico de movimento se estenda das 10h da manhã às 22h. No corredor turístico de Santa Catarina, é até esperado que a volta para casa após o Carnaval seja assim. O problema é que as filas e congestionamentos vão muito além da Quarta-Feira de Cinzas.
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Um estudo encomendado pela Arteris ao engenheiro Newton Walter Gava, apresentado à Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc, mostrou que, em três anos, o trecho da BR-101 entre Florianópolis e Itajaí vai parar. Em 10, a rodovia pode chegar a um colapso.
O prognóstico assusta, já que se trata de uma área vital para a movimentação de cargas em SC. Em especial no trecho entre Itajaí e Navegantes, que concentra o segundo maior complexo portuário de contêineres do país. Um pacote de obras para melhorar a fluidez, avaliado em R$ 280 milhões, vendo sendo discutido pela concessionária com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de um grupo de trabalho.
A Arteris informou que vai protocolar os projetos oficialmente, junto à ANTT, ainda no primeiro semestre. A execução de novas obras depende de análise de viabilidade financeira, já que não estão previstas no contrato. A revisão é possível, desde que haja contrapartidas. Mas não há prazo para análise definitiva das propostas.
Novas obras
O pacote de obras para a região de Itajaí inclui interligação entre as marginais, para afastar o trânsito municipal da BR-101, e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes.
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Enquanto o projeto não é aprovado, a concessionária trabalha na execução da ponte do Canal Retificado do Rio Itajaí-Mirim e da ponte na marginal do Rio Camboriú, sentido Norte. Nenhuma delas estava prevista no contrato original.
Recordista
O movimento da BR-101 no trecho Florianópolis – Itajaí pode ser medido pelos números do pedágio de Porto Belo. Em março, a média numa terça-feira comum é de 50 mil veículos. Hoje, no Carnaval, deve ser 14% maior. É o trecho de concessão mais movimentado da Arteris Litoral Sul. O segundo é São José dos Pinhais (PR), próximo a Curitiba, onde passam 36 mil veículos numa terça-feira.
Em Florianópolis, há projeto para uma terceira faixa na pista Norte. Um investimento de R$ 93 milhões, que, de acordo com os estudos da Arteris, melhoraria a saída da Ilha. O projeto executivo está pronto, mas a concessionária e a ANTT ainda discutem a viabilidade financeira da proposta.