Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o presidente Jair Bolsonaro usa palavras de baixo calão para se referir ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante sua passagem por Joinville nesta sexta-feira (6). “Aquele *** do Barroso”, diz o presidente.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
As imagens foram gravadas no momento em que o presidente da República chegava ao Comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), onde recebeu a Ordem da Machadinha – comenda máxima do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina. Vários apoiadores estavam reunidos em frente ao prédio, que fica na Rua Jaguaruna. No vídeo, não é possível identificar com quem Bolsonaro falava no momento em que xingou o ministro.
Em Joinville, presidente Bolsonaro ataca ministro Barroso com palavras de baixo calão: “filha da puta do Barroso”. Veja na coluna – https://t.co/o2e15N9UAm pic.twitter.com/f6wuA4F8wv
— dagmara spautz (@dspautzsc) August 6, 2021
Bolsonaro visita Joinville nesta sexta-feira; acompanhe o dia do presidente
Continua depois da publicidade
Moisés não vai participar da agenda de Bolsonaro em SC
O episódio, que retrata mais uma vez o desrespeito do presidente ao decoro e à liturgia do cargo, ocorre em meio à crise que o presidente da República criou com a Justiça Eleitoral, ao questionar – sem provas – a lisura do voto eletrônico. Ao longo das últimas semanas, Bolsonaro subiu o tom e passou a atacar pessoalmente o presidente do TSE.
Os ataques levaram a reações na alta corte. Na segunda-feira (2), o TSE abriu um inquérito administrativo sobre as ameaças do presidente às eleições de 2022, e aprovou investigação contra Bolsonaro no STF, por disseminação de fake news.
Bolsonaro diz que “não tem como comprovar se eleições foram fraudadas”
Bolsonaro rebate STF sobre gestão na pandemia: “fake news”
Nesta quinta, também em resposta ao presidente da República, o ministro Luiz Fux, presidente do STF, cancelou uma reunião previamente agendada entre os chefes dos poderes – um gesto que indica que limites foram ultrapassados. Pela primeira vez, Fux citou Bolsonaro nominalmente:
“O presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Sendo certo que, quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro. Além disso, sua excelência mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro”.
Continua depois da publicidade
Os ataques de Bolsonaro aos poderes e à democracia coincidem com a perda de popularidade nas pesquisas e com as denúncias de negligência e suspeitas de corrupção na compra de vacinas, que são investigadas pela CPI da Covid.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Quanto vale uma medalha de ouro?
Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro
Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre
O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas
Cobra d’água: tudo que você precisa saber sobre
Cobra de jardim: o que tem por trás da espécie
Tem para todos os gostos: descubra os tipos de cogumelos