O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em busca de imóvel em Verona, no Vêneto, Norte da Itália. A informação chegou à coluna por meio de uma fonte com trânsito no mercado imobiliário italiano. Os Bolsonaro procuraram um corretor que atua na região.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Itália é apontada como um possível “escape” para Jair Bolsonaro, que está desde o fim de dezembro na Florida, nos Estados Unidos. Nas últimas semanas, o ex-presidente virou oficialmente alvo de investigações no Tribunal Superior Eleitoral, por abuso de poder econômico, e no Supremo Tribunal Federal, no inquérito que apura a tentativa frustrada de golpe no dia 8 de janeiro.
Michelle volta e Bolsonaro pede para ficar mais tempo em casa de lutador nos EUA
Os rumores da mudança de Bolsonaro para a Itália já provocaram protestos por lá – há poucos dias, ambientalistas fizeram uma manifestação em Milão, em frente ao Consulado Brasileiro, para pedir que não seja concedida cidadania ao ex-presidente brasileiro. Parlamentares italianos também têm se mobilizado para que o país negue asilo a Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Neste sábado (28) o colunista do UOL, Jamil Chade, relata o movimento que há na pequena cidade de Anguillara Veneta, de onde saíram os antepassados de Bolsonaro, para que seja suspensa a cidadania honorária concedida a ele. A cidadania honorária não é um documento oficial, mas uma homenagem ao ex-presidente brasileiro.
Operação prende “Fátima de Tubarão” por envolvimento em atos golpistas no DF
Embora não tenha, no momento, cidadania italiana “oficial”, Jair Bolsonaro não teria dificuldade em obter o documento, uma vez que toda a papelada da família já está encaminhada. Fontes que atuam nessa área indicam que bastaria ao ex-presidente morar por alguns meses na Itália, e solicitar o documento junto à prefeitura da cidade onde estiver vivendo. No início de janeiro, o colunista Leandro Mazzini, da Isto É, informou que toda a família pediu celeridade à Embaixada da Italia no Brasil para emissão de cidadania. Segundo ele, seria um plano para Bolsonaro evitar uma eventual prisão no retorno ao Brasil.
Quem são os catarinenses envolvidos nos atos golpistas em Brasília
Ainda em novembro do ano passado, dois dos filhos do ex-presidente, Jair Renan e Carlos Bolsonaro, já haviam feito esse mesmo pedido de agilidade à Embaixada Italiana. Os filhos mais velhos, Flavio e Eduardo Bolsonaro, já possuem cidadania italiana.
Ao corretor que busca o imóvel, os Bolsonaro teriam dito que, a princípio, o endereço italiano seria para dois dos filhos do ex-presidente.
Leia também:
Bolsonaro usou três vezes o cartão corporativo da presidência em Blumenau
Bolsonaro comprou paçoquinha, vassoura e itens de churrasco com cartão corporativo em SC