Iniciativas que partem da Câmara dos Deputados pedem que o presidente Jair Bolsonaro (PL) considere o processo democrático nas eleições para reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e corrobore a escolha do professor Irineu de Souza para reitor, e da professora Joana Passos como vice-reitora. A lista tríplice foi enviada no início de maio para Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

São pelo menos três moções enviadas pelo Congresso, mobilizadas por iniciativa do deputado federal Pedro Uczai (PT). A primeira delas é da Comissão de Legislação Participativa, presidida pelo deputado. O texto reconhece que a lista tríplice é de livre escolha do presidente da República, mas diz que a confirmação dos nomes escolhidos pela comunidade acadêmica está de acordo com a autonomia universitária.

Os mesmos argumentos estão na moção enviada pela Comissão de Educação. O documento é assinado pelo presidente da Comissão, deputado Kim Kataguiri (União Brasil), e diz que o requerimento, proposto pelo deputado Pedro Uczai, foi aprovado pelos membros do grupo.

A terceira moção é do fórum parlamentar catarinense, e leva a assinatura da maioria dos deputados e senadores de SC. O texto especifica a votação da chapa vencedora na consulta à comunidade acadêmica e diz que os parlamentares prezam pela democracia e pela autonomia universitária.

O mandato do reitor Ubaldo Balthazar termina em um mês, no dia 4 de julho.

Continua depois da publicidade