O roteiro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Santa Catarina, previsto para esta semana, foi modificado de última hora e deixará de fora as duas cidades da região Sul do Estado que constavam na lista, Criciúma e Tubarão. No lugar, a viagem incluírá Joinville, onde o PL tem como candidato Sargento Lima.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A mudança teria sido sugerida pelo próprio governador Jorginho Mello (PL), diante de descontentamento de Bolsonaro com a logística. Inicialmente, ele chegaria por Navegantes, passaria por Itajaí e Balneário Camboriú, depois seguiria para o Sul e iria embora por Jaguaruna. Agora, visitará Joinville e depois Balneário Camboriú e Itajaí, indo embora por Navegantes.

A alteração chama atenção por deixar de fora Criciúma – cidade onde o PL, que tem Ricardo Guidi como candidato, está em uma disputa acirrada com o PSD de Vaguinho, candidato de Clésio Salvaro.

Bolsonaro será cabo eleitoral em quatro cidades de SC

Continua depois da publicidade

Jorginho teria priorizado Joinville mirando em 2026, uma vez que o prefeito Adriano Silva (Novo), que busca a reeleição e aparece como favorito na disputa, estaria sendo sondado para concorrer ao Governo do Estado. Nos cálculos do PL, a presença de Bolsonaro apoiando Sargento Lima pode reduzir a vantagem do atual prefeito.

O fato é que a definição do roteiro de Bolsonaro tem provocado disputa dentro do PL. Inicialmente, o ex-presidente propôs ao governador estar presente em sete cidades. Jorginho sugeriu Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Criciúma e Tubarão, além de Itajaí e Balneário Camboriú – cidade onde Bolsonaro faz questão de passar para alavancar a candidatura do filho zero-quatro, Jair Renan, à Câmara de Vereadores.

Agressão e baixaria no debate em São Paulo mancharam o Dia da Democracia

O roteiro inicial deixou de lado cidades como Florianópolis, onde o PL está junto com o PSD de Topázio Neto, e São José, onde haveria um mal-estar de Bolsonaro com Adeliana Dal Pont (PL). Mesmo assim, precisou ser enxugado para facilitar a logística. A exclusão de Blumenau já havia causado estremecimento – o que também deve ocorrer em relação a Criciúma.