O ponto alto da convenção do PL em Santa Catarina, na noite de sexta-feira (5), foi o vídeo do presidente Jair Bolsonaro em que ele diz estar “fechado” com Jorginho Mello e o ex-secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, que concorrerá ao Senado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O tom foi diferente do que Bolsonaro utilizou no Rio Grande do Sul, por exemplo. No vídeo gravado pelo presidente para a convenção do PL gaúcho, elogiou Onyx Lorenzoni e disse que o estado merece ter um candidato como ele concorrendo ao governo. Mas foi mais evasivo quanto à manifestação de apoio. No RS, Onyx disputa a preferência do presidente com o senador Luis Carlos Heinze (PP).
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Em Santa Catarina o PL também divide com o PP a raia bolsonarista, com o senador Esperidião Amin, que conta com a simpatia do presidente da República e buscará dividir votos do bolsonarismo com Jorginho.
Continua depois da publicidade
Combate às fake news será foco do TRE nas Eleições 2022: “Vamos responder com informação”
Ainda não está claro se o aceno de Bolsonaro à candidatura do PL será exclusivo, nem se vai se repetir ao longo da campanha, já que lhe interessam os múltiplos palanques no Estado – a rigor, a mensagem de sexta-feira era para os correligionários. Mas o vídeo é um trunfo para Jorginho. Sem composição com outros partidos, o PL concorrerá em chapa pura – o que lhe garante menos tempo de propaganda eleitoral em comparação com outros candidatos. “Colar” em Bolsonaro é a estratégico. Um vídeo de apoio é uma carta na manga.
Leia mais
Quem são os candidatos a governador de Santa Catarina nas Eleições 2022