Desde que assumiu a militância bolsonarista, Luciano Hang colou sua imagem – e a de seus negócios – ao governo Bolsonaro. Tal identificação faz com que uma divergência entre o empresário catarinense e o presidente da República soe não apenas inédita, mas inusitada – e é exatamente o que ocorre em relação ao horário de verão.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Hang voltou a se manifestar esta semana a favor do decreto que adiantava os relógios dos brasileiros em uma hora, nos meses mais quentes do ano, para forçar economia de energia elétrica. O horário de verão foi revogado por Jair Bolsonaro em abril de 2019, e ele não dá sinais de que esteja disposto a voltar atrás.
Há chance de um novo apagão no Brasil por causa da crise hídrica?
“Neste momento, em que o maior programa social que existe é o emprego, temos que incentivar ainda mais medidas que impulsionem a economia brasileira. O retorno do horário de verão é uma estratégia muito importante que trará benefícios para toda a sociedade”, escreveu o empresário nas redes sociais, em apoio a entidades como Abrasel, Feturismo e SindHoteis.
Continua depois da publicidade
Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões
Em junho, Hang já havia aderido à campanha de empresários do turismo pela volta do horário de verão. O principal argumento é de que uma hora a mais de sol estimula a movimentação do setor, bastante afetado pela pandemia.
Faz sentido?
Do ponto de vista energético, a economia propiciada com o horário de verão, que levou a uma redução média de consumo de 0,5%, perdeu relevância ao longo do tempo. Mas o assunto ganhou uma nova dimensão com a crise hídrica: diante do sob risco real de um apagão no país, toda economia parece viável e providencial.
Continua depois da publicidade
Foto aérea do alargamento da praia em Balneário Camboriú causa polêmica
Alargamento da praia em Balneário Camboriú já faz subir preço dos imóveis
Até agora, no entanto, Bolsonaro não indicou que pretenda voltar atrás e reeditar o horário de verão – mesmo com as manifestações favoráveis por parte de apoiadores como Hang. Sua justificativa para acabar com a hora extra de sol, por decreto, foi que a mudança mexia com o relógio biológico dos trabalhadores, afetava a produtividade e não trazia ganho significativo em economia de energia elétrica.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram