O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que escolheu Santa Catarina para encerrar a campanha eleitoral do sábado (1º). A afirmação foi feita logo após o debate presidencial do SBT, no fim de semana. Até então, havia dúvidas se a campanha do presidente estenderia a agenda por outros estados na véspera do primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

​Receba notícias do DC via Telegram

– Pretendo encerrar no sábado com uma megamotociata em SC, pedindo votos pro nosso candidato ao Senado, Jorge Seif. É isso o que a gente pretende fazer na reta final. Eu estou no meio do povo. O fujão, aquele cidadão ali que diz que tem 200% de intenção de votos no Brasil, não vai às ruas. Que eleição é essa? – disse Bolsonaro, provocando o ex-presidente Lula (PT), seu principal adversário.

A fala do presidente confirma a intenção de reunir uma multidão de apoiadores em SC – um dos estados da “resistência bolsonarista” – e lançar imagens para contrapor o que apontam as pesquisas eleitorais, que dão vantagem a Lula. Na prática, a estratégia que Bolsonaro chama de “Datapovo”.

Há outro indicativo importante na fala do presidente. Ao falar sobre a agenda, ele cita somente o ex-secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif (PL). Candidato ao governo do Estado pelo PL, Jorginho Mello não foi nominado pelo presidente – o que aponta que, apesar da disputa dos candidatos para ver quem é o mais bolsonarista, Bolsonaro continua preferindo pluralidade de palanques no primeiro turno em Santa Catarina.

Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no vídeo