O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo de apoio a Adeliana Dal Pont (PL), candidata à prefeitura de São José, durante passagem por Santa Catarina nesta semana. A gravação e as fotos do encontro foram divulgadas neste sábado (21) pela campanha.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O encontro de Adeliana com Bolsonaro ocorreu em Balneário Camboriú, na última quinta-feira (19). Também estavam presentes o governador Jorginho Mello e a deputada federal Carol De Toni.

A corrida por uma imagem ao lado de Bolsonaro é praxe nas campanhas municipais no Estado, diante da força do bolsonarismo em SC. Mas, em São José, a declaração de apoio do ex-presidente virou alvo de uma disputa acirrada.

Bolsonaro em SC escancara crise entre Campagnolo e Jorge Seif

Continua depois da publicidade

Recém-chegada ao PL, com a bênção do governador Jorginho Mello (PL), Adeliana foi “queimada” com Bolsonaro antes da largada da campanha, o que lhe causou algumas saias-justas.

O prefeito Orvino De Ávila, que tenta a reeleição, usou o espaço para tentar captar o voto bolsonarista – e passou a investir em fotos ao lado de figuras conhecidas do bolsonarismo, como Eduardo Bolsonaro e Damares Alves. Ele também usou trechos de falas públicas de Bolsonaro na campanha eleitoral, o que gerou demandas judiciais encampadas pela campanha do PL.

Filho de Bolsonaro, Jair Renan ganha “bolada” do PL nacional para campanha

Adeliana, por sua vez, já tinha publicado vídeos com Michelle Bolsonaro e com as deputadas Ana Campagnolo e Carol de Toni, que foram recordistas de votos em 2022. Mas ainda faltava Bolsonaro.

A declaração de apoio de Bolsonaro a Adeliana ocorre após a campanha de Orvino ter divulgado uma imagem do prefeito ao lado do ex-presidente. A foto foi feita em uma viagem de avião – o prefeito embarcou nesta semana mesmo voo que Bolsonaro, de São Paulo a Navegantes.

Continua depois da publicidade

O apoio de Bolsonaro é considerado um trunfo em São José. A votação dele na cidade, em 2022, foi de 63%.