Uma carta aberta publicada pelo Beto Carrero World nesta segunda-feira (8) deixou claro que as relações entre o parque e a prefeitura de Penha estão em pé de guerra. Na nota, o parque reclama de um projeto da administração municipal para instalar uma estação de tratamento de esgoto na área central da cidade e, sem citar diretamente o prefeito Aquiles da Costa (MDB), faz críticas severas à gestão do município.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No centro da disputa está um conjunto de cinco decretos, publicado na semana passada, que estabelece áreas de interesse público para instalação da rede de captação e tratamento de esgoto. Um desses terrenos pertence ao Beto Carrero World, e teria sido o estopim da confusão.
Em tom informal, quase na “brincadeira”, o parque deixa claro que o conflito é sério: “Fala sério, Prefeito! Sabemos que você quer deixar um legado de sua gestão, mas não um tão fedorento assim, não rola”, diz o texto.
“Para tristeza do Shrek, Penha será saneada”, diz prefeito ao Beto Carrero World
Continua depois da publicidade
A carta segue com críticas às obras da Terceira Avenida, que dará acesso ao parque. A nota diz que “o Beto Carrero World está aqui para ajudar e até doaria terrenos para isso, mas com um plano sem começo, meio e fim, fica difícil”.
Por fim, a carta acusa a administração de ter desprezado projetos de desenvolvimento para a cidade. Inclusive, um “Plano Diretor assinado por Jaime Lerner”, que teria sido oferecido gratuitamente pelo parque seis anos atrás. O texto diz ainda que outra proposta, desenvolvida pelo escritório de arquitetura carioca Índio da Costa e encomendada recentemente por empresários da cidade, teria sido desconsiderada pela gestão – o que a prefeitura nega.
Neste ponto, vale um esclarecimento: na verdade, provavelmente seria desenvolvido um Masterplan – um projeto conceitual, como o que foi feito por Jaime Lerner em Balneário Camboriú. Por lei, o Plano Diretor não pode chegar pronto, exige discussão com a comunidade e construção participativa. De qualquer forma, o parque cita como exemplos as vizinhas Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul e Pomerode, e também as gaúchas Gramado e Canela, como cidades “onde iniciativas públicas e privadas caminham em harmonia”.
Esta não é a primeira vez que o parque e a prefeitura de Penha deixam às claras a relação conflituosa. Em 2018, quando o período de isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) do parque terminou, as discussões sobre a alíquota que seria paga a partir dali começaram pela troca pública de farpas e terminaram na Justiça.
Continua depois da publicidade
O Beto Carrero World chegou a anunciar que suspenderia investimentos em Santa Catarina até a solução do impasse. Na época, foi divulgado pela imprensa gaúcha que o parque procurou a prefeitura de Gramado para manifestar interesse em investir na cidade.
Em nota, o prefeito Aquiles da Costa disse que foi surpreendido pela manifestação do parque e defendeu a obra: “Para tristeza do Shrek, Penha será saneada”;
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Operadora contesta Porto de Itajaí sobre contrato-tampão: “Total interesse”
Continua depois da publicidade
A arquitetura hostil e antipobres de Balneário Camboriú
O segredo internacional por trás dos arranha-céus de Balneário Camboriú