Santa Catarina deu três votos no Senado a favor do projeto de lei que reduz de forma imediata o ICMS dos combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo – aposta do governo para reduzir a inflação e o peso que o preço da gasolina tem representado no orçamento das famílias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Esperidião Amin (PP), Dário Berger (PSB) e Jorginho Mello (PL), os três senadores de SC, são pré-candidatos ao governo do Estado e políticos experimentados. Sabem dos efeitos da medida, tanto os eleitorais quanto os econômicos.
Como registrou o colega Anderson Silva, Amin e Dario chegaram a apresentar emendas para tentar melhorar a situação dos estados. Jorginho chegou a afirmar ao Estadão, dias atrás, que era pessoalmente contrário à medida porque pretende ser governador. Diante da repercussão negativa, sua assessoria disse que houve um mal entendido.
Com caixa em risco, municípios de SC fazem pressão contra teto de ICMS
Continua depois da publicidade
O fato é que um projeto de lei cuja essência é redução de impostos, em ano eleitoral, exerce uma atração irresistível. É pouco provável que um parlamentar vote contrário a uma medida de tamanho impacto eleitoral, cuja recusa pode colocá-lo na incômoda posição do político que não quis reduzir a confusa e injusta carga tributária brasileira. A saia é justa demais para que se queira vesti-la às vésperas das Eleições, e o governo contava com isso para garantir a aprovação da proposta.
O problema com a redução do ICMS dos combustíveis é que não resolverá o preço da gasolina nas bombas, que segue atrelado ao mercado internacional. A primeira alta do petróleo no mercado mundial deve engolir a redução de imposto, tornando a medida inócua. Por outro lado, a medida estrangula o caixa dos municípios e dos estados. Como pré-candidatos ao governo, Amin, Jorginho e Dário talvez tenham que lidar com isso no ano que vem. No alfabeto das eleições, no entanto, vencer vem antes de governar.
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
“BolsoGean” afasta eleitor progressista e fará Gean Loureiro disputar voto bolsonarista
Continua depois da publicidade
PT e PSB admitem dificuldade para repetir dobradinha Lula-Alckmin em SC
Vice-prefeito de Balneário Camboriú é pressionado a renunciar após foto em procissão