Bares e restaurantes da Praia Brava, em Itajaí, cobram consumação mínima de até R$ 150 para os banhistas neste feriadão. A cobrança é ilegal e as denúncias são recorrentes, mas falta fiscalização. O órgão responsável por controlar esse tipo de ilegalidade é o Procon.

Continua depois da publicidade

Itajaí está sem normativa válida de ocupação da praia. O secretário de Turismo, Evandro, Neiva, informou que as novas regras serão publicadas mais perto do início da temporada de verão.

Loteamento

A normativa regulamenta, por exemplo, o número de kits de cadeiras e guarda-sóis que cada estabelecimento pode manter desocupados, aguardando novos clientes. A regra evita que restaurantes e bares façam "loteamento" da faixa de areia, limitando o espaço que têm os banhistas que levam à praia o próprio guarda-sol.

Lixo

O feriadão de sol trouxe movimento acima do esperado à Praia Brava e gerou reclamações dos moradores, especialmente quanto ao recolhimento do lixo. Por falta de regulamentação, montanhas de sacos de lixo dos restaurantes que atendem na orla vão parar na calçada à beira-mar, dividindo espaço com os turistas.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​​

Continua depois da publicidade

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.