Os barcos da frota industrial aguardam, nesta quinta-feira, publicação da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) com a lista das embarcações que estão autorizadas a iniciar a captura da tainha. A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), publicada no fim da tarde de quarta-feira, libera a safra com exceção dos barcos que têm alguma restrição de cadastro ou tiveram inconsistência no sistema Preps, de controle via satélite, durante o período de pesca da tainha no ano passado.

Continua depois da publicidade

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seiff Júnior, disse que a equipe do governo federal trabalha para publicar a relação no Diário Oficial da União o mais rápido possível.

— Já temos isso mapeado e cremos que até amanhã (sexta-feira) publicaremos o resultado – informou.

O Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) emitiu nota esclarecendo aos proprietários das embarcações que não é recomendável iniciar as capturas antes de receber o aval do governo. A decisão do TRF-4 prevê multa de R$ 100 mil por dia para embarcações que não estejam de acordo com as regras, e sejam flagradas pescando, e R$ 50 mil para a União.

Continua depois da publicidade