O barco de pesca Safadi Seif, que naufragou na noite de sexta-feira (16) nas imediações de Garopaba, havia sido vendido há cerca de 70 dias a dois irmãos em Itajaí, que são armadores de pesca. A tripulação foi contratada recentemente. Informações iniciais da Marinha indicavam que a tripulação era de 12 integrantes. Em nota divulgada na manhã deste sábado (17), porém, foi informado que a embarcação transportava oito pessoas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Embora tenha sido batizado com o nome Seif, relacionado à pesqueira que pertence à família do senador Jorge Seif, em Itajaí, o barco já não era mais propriedade da empresa há 10 anos. Foi vendido inicialmente a uma pesqueira do Rio Grande do Norte, atuou na região Nordeste, e voltou recentemente a Santa Catarina, em uma nova negociação.
Cinco tripulantes de barco que naufragou em Santa Catarina são resgatados
O barco atua na modalidade de espinhel de superfície, capturando espécies como meca e atum. É um tipo de pesca bastante especializado, em que as embarcações viajam a quilômetros da costa e passam muitos dias em alto-mar.
Continua depois da publicidade
As condições do mar nesta sexta-feira eram adversas, devido à passagem de um ciclone por Santa Catarina nos últimos dias. O Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil estão em busca dos tripulantes.