A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Itajaí tiveram trabalho para conter os banhistas neste domingo (21), quando passou a valer o decreto que proíbe o acesso a praias, parques e pontos turísticos. Na Praia Brava, que registrou aglomeração no sábado (20), a prefeitura instalou faixas lacrando as passarelas. Mesmo assim, dezenas de pessoas furaram o bloqueio para tomar sol.
Continua depois da publicidade
Se no sábado a fiscalização foi falha, como relatei mais cedo na coluna, neste domingo ela foi intensa. Policiais e guardas municipais passaram o dia orientando as pessoas a irem para casa, cumprirem as regras e se protegerem. As aglomerações ocorreram especialmente no Canto Norte da praia.

O decreto é uma tentativa de conter o avanço da pandemia – a cidade teve uma aceleração no número de casos e mortes, e figura na lista do Governo do Estado com o maior número de testes positivos em SC. São mais de 1,3 mil. O número de óbitos é o segundo maior do Estado. São 27, atrás apenas de Joinville, que tem 28.
Aglomeração em Balneário
Outro efeito do primeiro dia de proibição de frequentar as praias de Itajaí foi o aumento do fluxo em Balneário Camboriú, especialmente nas praias agrestes. As aglomerações levaram a prefeitura a fiscalizar o cumprimento de medidas como o uso de máscaras e o distanciamento social.
Continua depois da publicidade
As praias também terão o acesso restrito em Balneário Camboriú a partir desta segunda-feira (22).
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz