Muita gente desobedeceu o decreto estadual e lotou as praias no Litoral Norte neste sábado. Na Praia Brava, em Itajaí, o movimento se concentrou especialmente em frente a restaurantes que prestaram atendimento na areia – apesar da permanência dos banhistas estar proibida.
Continua depois da publicidade
> Praia não é páreo para pandemia; só falta avisar o coronavírus
Os municípios seguem o que estabelece o Governo do Estado. Em Itajaí, o último decreto suspende, até o dia 16 de setembro (próxima quarta-feira) as aglomerações na faixa de areia. Está permitida apenas a prática de esportes individuais.

Também é exigido o uso de máscara em todos os espaços públicos e privados da cidade – o que inclui as praias. A medida, no entanto, é deliberadamente desobedecida. Embora a pandemia tenha aparentemente estabilizado na região de Itajaí, as cidades permanecem em nível grave de risco, o que demanda, ainda, medidas de proteção.
Continua depois da publicidade
O aumento da temperatura, que neste sábado chegou a 30ºC, tem se mostrado um desafio para o Estado e as prefeituras, que afrouxaram a fiscalização. Diante do desrespeito à ordem de não ir à praia, faria mais sentido o governo estabelecer regras mínimas de segurança que possam ser efetivamente fiscalizadas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz