A bancada de Santa Catarina é a única que deu maioria de votos contra os interesses do governo Lula em todas as pautas que tramitaram no Congresso primeiro semestre. O levantamento é do jornal O Globo, e considera temas como Marco Temporal, Marco do Saneamento, MP dos Ministérios, Arcabouço Fiscal e Reforma Tributária.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os dados apontam que, ao longo dos últimos meses, 73% da bancada catarinense votou contra o governo. O percentual é ultrapassado apenas por Mato Grosso, onde o índice chega a 76% – a diferença é que, no MT, não houve maioria contrária em todas as pautas, como em SC.

Isso faz dos dois estados as maiores “pedras no sapato” do governo Lula nos primeiros meses de mandato. Ambos, no entanto, têm pouca representação entre as cadeiras na Câmara. Juntos, somam 24 deputados federais. É menos que a metade do número de parlamentares de estados como Minas Gerais (54) e São Paulo (70).

A estratégia de SC para ganhar mais deputados federais em 2026

Continua depois da publicidade

A maior parte dos deputados federais de SC são bolsonaristas, com maioria do PL. O Estado também tem dissidentes na Câmara – caso do deputado Rafael Pezenti (MDB), que vota com a oposição contrariando as orientações do partido.

Além de SC e MT, apenas Rondônia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul foram majoritariamente contra os interesses do governo no primeiro semestre.  

Leia também

Quem são os deputados federais eleitos em SC nas Eleições 2022

Governo Lula bate recorde de emendas para SC na semana da reforma tributária

Golpe milionário a empresário de Itajaí leva polícia a esconderijo de carros luxuosos