A prefeitura de Balneário Camboriú encomendou de uma empresa na China 150 mil testes para coronavírus. A quantidade é suficiente para testar toda a população do município, que tem cerca de 145 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

O prefeito Fabrício Oliveira disse que a compra ainda depende de questões burocráticas, que estão em fase de conclusão. O custo dos testes ainda não foi divulgado.

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú está desenvolvendo o esquema de testagem, com prioridade para idosos, profissionais de saúde e segurança pública, e pessoas que apresentem sintomas da covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

Segundo o prefeito, as características de Balneário Camboriú justificam a aposta na testagem em massa. Cerca de 30% da população é idosa, mais que o dobro da média nacional. Além disso, o município é pequeno, adensado e verticalizado – o que torna o combate ao coronavírus ainda mais desafiador.

Continua depois da publicidade

– Balneário Camboriú é uma cidade adensada, compacta, com um número de idosos grande e e deficiência de leitos de UTI. A testagem em massa é uma estratégia ousada mas importante, porque consegue mitigar muito o colapso da saúde – afirma o prefeito.

Considerando hospitais públicos e particulares, a cidade tem 42 leitos de terapia intensiva.

Além dos testes, o município fará o monitoramento de casos suspeitos por meio de georreferenciamento.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​​