A explosão que atingiu 32 apartamentos de um edifício na Rua Israel, em Balneário Camboriú, e deixou duas pessoas feridas – uma delas em estado grave – chama atenção para os cuidados que envolvem a instalação e a manutenção do sistema de gás em prédios. Em um ano, esta é a terceira ocorrência desse tipo em Balneário Camboriú. A primeira a atingir tamanha dimensão.
Continua depois da publicidade
Ao que tudo indica, o edifício onde ocorreu a explosão estava regularizado. O Habite-se foi emitido há cerca de dois anos, e não havia nenhum problema aparente na tubulação de gás. Os Bombeiros avaliam, junto com o Instituto Geral de Perícias (IGP), o que pode ter causado uma sobrecarga no sistema.
Como evitar problemas
* O GLP, ou gás de cozinha, é enviado aos apartamentos por meio de tubulação. Todo o sistema é vistoriado pelos Bombeiros antes da emissão do Habite-se – documento que indica que o prédio tem condições de segurança para ser habitado. Certifique-se de que o prédio onde você mora ou trabalha tem o Habite-se.
* A partir da emissão do Habite-se, cabe ao condomínio solicitar anualmente o certificado de regularidade. O documento é renovado automaticamente quando o responsável (geralmente o síndico) declara que o prédio está em dia com a manutenção dos sistemas preventivos.
* Caso não solicite a renovação anual, o prédio é notificado para regularização.
Continua depois da publicidade
* Os Bombeiros fazem fiscalização eventual para comprovar se os dados apresentados no certificado de regularidade estão corretos e verificar o bom funcionamento do sistema – como a estanqueidade, que garante que não há vazamentos. Informações falsas rendem multa de R$ 2 mil ao responsável.
Em caso de vazamento
* Se sentir cheiro de gás, desligue o sistema, interrompendo o abastecimento. Não acenda o interruptor e não ligue nenhum dispositivo eletrônico – segundo os bombeiros, uma das explosões que ocorreram no último ano em Balneário Camboriú foi causada pelo uso da lanterna do celular.
* Se desconfiar de vazamento, após desligar o sistema de gás comunique a manutenção ou o Corpo de Bombeiros.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade