Balneário Camboriú, que há mais de dois anos detém o título de metro quadrado mais valorizado do país e é considerada uma das cidades mais verticalizadas do Brasil, com 57% da população vivendo em apartamentos, segundo o Censo 2022, já pode oficializar o apelido de “capital dos arranha-céus”. Entre prédios prontos, em construção e lançamentos, Balneário ocupa atualmente todas as 10 primeiras posições no ranking dos mais altos do Brasil – incluindo futuros recordistas mundiais com mais de 500 metros de altura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O levantamento foi feito pelo especialista em mercado imobiliário Renato Monteiro. Ele utilizou a base de dados do Skyscraper Center, que lista os maiores prédios do mundo.

– Balneário Camboriú é um fenômeno, tanto em valorização imobiliária quanto na imponência de seus edifícios, que já são referência internacional em termos de arquitetura. O mercado imobiliário aquecido da cidade tem atraído investidores de diversas regiões do país e até do exterior. Inclusive, há uma perspectiva para os próximos anos de um novo boom de valorização, com projeções que podem ultrapassar 200% nos próximos cinco anos por conta dos investimentos em atrações turísticas de destaque mundial, da escassez de terrenos frente ao mar e também pela renovação da rede hoteleira por meio de mudanças no plano diretor – avalia.

Compartilhar iates e até carros de luxo vira febre entre super-ricos

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a cidade continuará sendo um investimento seguro e rentável, especialmente pelas melhorias urbanas que têm sido executadas, como a reurbanização da orla – o que mantém os prelos em alta.

A vocação de Balneário Camboriú para as alturas é o resultado de uma combinação entre um plano diretor permissivo e uma escassez de espaço, que criaram um modelo sui generis de ocupação.

– A verticalização em Balneário Camboriú não apenas se destaca pelo impressionante skyline de arranha-céus, mas também traz benefícios significativos para a gestão municipal, como, por exemplo, economia no custo de combustível para a coleta de lixo, na vigilância dos bairros e até na iluminação pública. Além disso, a cidade recebe mais impostos por metro quadrado do que outras localidades, permitindo investimentos em infraestrutura e serviços públicos. Há também vantagens em termos de segurança, por conta do controle de densidade populacional. Tudo isso consolida Balneário Camboriú como um destino de excelência em todos os aspectos – avalia.

A vocação de Balneário Camboriú para as alturas é o resultado de uma combinação entre um plano diretor permissivo e uma escassez de espaço, que criaram um modelo sui generis de ocupação.

Continua depois da publicidade

Veja quais são os prédios residenciais mais altos do Brasil: