O Instituto do Meio Ambiente (IMA) aprovou a Licença Ambiental Prévia (LAP) para implantação de um Parque Inundável Multiuso na Bacia do Rio Camboriú, que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. A obra promete reduzir o impacto das cheias, aumentar a segurança hídrica em períodos de estiagem, e oferecerá áreas de lazer. O projeto é estimado em R$ 200 milhões.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Mercado imobilário mais caro do país, impulsionado por indicadores de qualidade de vida, Balneário Camboriú tem um grande desafio no fornecimento de água. Estudos indicam que a capacidade do Rio Camboriú está próxima do limite, o que exige alternativas para um futuro próximo.

O parque inundável é discutido há mais de uma década. Em fevereiro, após três anos de análise, o IMA aprovou o Relatório de Impacto Ambiental da obra. A Licença Ambiental Prévia é o passo que antecede, depois de cumpridas as condicionantes, a Licença Ambiental de Instalação (LAI). A próxima etapa é a captação de recursos.

– É um passo fundamental para este projeto que trará segurança hídrica para Balneário Camboriú e Camboriú nas próximas décadas. A Licença Ambiental Prévia emitida pelo IMA aprova a implantação do Parque Inundável Multiuso do Rio Camboriú e permite que sigamos agora para a fase de captação de recursos e busca de parcerias que permitam a implantação dessa obra ambiental histórica – diz o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL).

Continua depois da publicidade

A implantação do parque demandará uma série de desapropriações em uma área de 600 hectares na região do Rio do Meio, em Camboriú. Um sexto da área será usado para absorção e retenção da água da chuva, que será represada por meio de um dique. Ao redor da área inundável será instalada infraestrutura com áreas de convivência e lazer, e empreendimentos vocacionados.

Leia mais

“Boom” de iates causa fila de espera de dois meses para manutenção pré-temporada em SC

SC avalia “tax free” para turistas estrangeiros

Proposta recorde para operar Porto de Itajaí é desclassificada na fase documental

Projeto de lei cria Rota da Memória para contar história da ditadura em Florianópolis