O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), enviou um ofício à Caixa Econômica Federal dizendo que o município tem interesse em manter a Praia de Taquarinhas como área de preservação. O banco assumiu a posse dos cinco terrenos que ficam ao longo da orla da praia, que eram garantia de um empréstimo particular.

Continua depois da publicidade

O ofício marca o início das tratativas entre o município e a Caixa. Taquarinhas é a última praia intocada de Balneário Camboriú, e a intenção da prefeitura é torná-la um parque natural municipal. Para isso, no entanto, terá que convencer o banco a não levar os lotes a leilão.

Embora os valores que envolvem a transação bancária sejam mantidos em sigilo, fala-se no mercado em uma negociação de R$ 120 milhões. A transferência de propriedade dos terrenos, no fim do ano passado, rendeu R$ 7 milhões em ITBI (imposto sobre transações imobiliárias) à prefeitura.

Procurada, a assessoria da Caixa Econômica Federal não informou, ontem, se já foi definido o destino da praia.

Continua depois da publicidade

Legislativo

Paralelo à movimentação na prefeitura, o Legislativo também se prepara para garantir que a área seja preservada. O vereador André Meirinho (PP) reuniu-se, ontem, com a Comissão de Meio Ambiente da OAB e com representantes da ONG ambiental Ideia. O parlamentar avalia propor à Assembleia Legislativa (Alesc) o desarquivamento do projeto de lei que tornava a praia um parque estadual.