A prefeitura de Balneário Camboriú iniciou uma campanha pela liberação do acostamento da BR-101 para que seja usado como faixa adicional no período de maior demanda, que começa no Natal e segue até uma semana depois do Réveillon. O pedido foi enviado à Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A proposta é que a liberação do acostamento como pista extra fosse controlada pela PRF, e tivesse indicação de baixa velocidade – já que a área não é apropriada para circulação intensiva de veículos.

A PRF, no entanto, já se posicionou contrária à ideia. Em nota, a superintendência estadual informou que não vai autorizar uso temporário do acostamento para fluxo de veículos na BR-101 no trecho de Balneário Camboriú – mas é favorável à proposta de transformar o acostamento permanentemente em terceira faixa na região, “a exemplo do que já foi feito no trecho da BR 101 na grande Florianópolis”.

Passar o Réveillon em Balneário Camboriú pode custar tão caro quanto em Paris ou Nova York

Continua depois da publicidade

O projeto é discutido há pelo menos dois anos entre PRF, ANTT e a Arteris, concessionária da rodovia. O impasse é a viabilidade financeira da proposta, que depende de adequação da pista do acostamento para permitir o tráfego de veículos. Como o projeto não faz parte do contrato de concessão, a tramitação é burocrática e demanda compensações à concessionária.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

Prefeitos avaliam negociar vacinas para crianças com a Pfizer

Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões