Recordista na lista de arranha-céus na América do Sul, Balneáro Camboriú “furou a bolha” e passou a figurar no ranking dos maiores prédios residenciais do mundo, ao lado de metrópoles como Dubai e Nova Iorque. Os dados são do site especializado The Skyscrapper Center.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Os dois superedifícios de Balneário Camboriú estão em fase de projeto, aguardando aprovação para o início das obras. O Triumph Tower, que terá 544 metros e 105 andares, é o segundo na lista. Só fica atrás do Burj Binghatti Jacob & Co Residences, em Dubai, que também está em projeto e chegará a 595 metros de altura.

Última praia deserta de Balneário Camboriú pode ganhar nome de banco

O segundo arranha-céu catarinense na lista é o The Tower, que terá 340 metros e 100 pavimentos. O projeto aparece em 21º lugar no ranking. Os dois projetos catarinenses são da construtora FG.

Continua depois da publicidade

Figurar entre os maiores residenciais do mundo consolida a vocação de Balneário Camboriú para as superestruturas. A escassez de terrenos na cidade – a segunda menor em SC em área – e um Plano Diretor permissivo quanto à altura dos edifícios fez surgirem os primeiros arranha-céus. Hoje, o céu é o limite.

Tarifa zero em Balneário Camboriú pode fazer “Dubai brasileira” ter o luxo de uma cidade sem trânsito

Os prédios super altos levaram a indústria da construção civil a se especializar, das técnicas de engenharia à segurança para os trabalhadores que atuam nas alturas. Balneário virou “case” no país, e laboratório para obras exclusivas e tecnológicas.

A altura dos prédios em Balneário Camboriú subiu na mesma velocidade em que aumentou o preço dos imóveis. A cidade tem o metro quadrado mais caro do Brasil, segundo o ranking FipeZap+. Os novos apartamentos à beira-mar são vendidos por preços que ultrapassam os oito dígitos.

Continua depois da publicidade

Vizinha

Ainda de acordo com o site especializado The Skyscrapper Center, se considerados os edifícios em obras ou concluídos, Balneário Camboriú ocupa com a vizinha Itapema nove dos 10 lugares no ranking dos mais altos residenciais da América do Sul.

A única exceção na lista é uma torre em Buenos Aires, capital argentina. Completam o ranking seis arranha-céus em Balneário Camboriú e três em Itapema.

Os 10 maiores prédios residenciais do mundo:

1- Burj Binghatti Jacob & Co Residences (Dubai) – 595 m
2- Triumph Tower (Balneário Camboriú) – 544 m
3- Pentominium Tower (Dubai) – 516 m
4- SRG Tower (Dubai) – 473 m
5- Marina 106 (Dubai) – 445 m
6- 111 West 57th Street (New York City) – 435.3 m
7- Burj Almasa (Jeddah) – 432 m
8- 432 Park Avenue (New York City) – 425.7 m
9- Princess Tower (Dubai) – 413.4 m
10 – 1 Park Lane (Gold Coast) – 393 m

Fonte: The Skyscrapper Center

Leia mais

Piloto que estreou novo caça da FAB em SC vira astronauta e vai ao espaço

Por que prefeitos presos na Operação Mensageiro podem ser soltos pelo STJ

Em crise, Porto de Itajaí não recebe ofertas para operação

A lição do desembargador que proibiu condução forçada de moradores de rua em Balneário Camboriú