A mudança na classificação de risco da região da Foz do Itajaí-Açu levou a prefeitura de Balneário Camboriú a editar um novo decreto, com medidas menos restritivas de combate ao novo coronavírus. A principal alteração diz respeito à ocupação de bares, que não tem mais limites – desde que seja mantida a distância de 1,5 metro entre os frequentadores.

Continua depois da publicidade

> Relembre: Feriadão tem lotação máxima nos hotéis e movimento na praia em Balneário Camboriú; veja fotos

Seguindo as regras do Estado para as regiões que estão em amarelo no mapa de risco, em situação de risco alto, os hotéis podem aumentar a ocupação, de 60% para 80% dos aposentos. Os templos religiosos passam a ter até 70% da capacidade de público.

A flexibilização ocorre às vésperas do feriadão de Finados, quando Balneário Camboriú deve receber uma grande quantidade de turistas e coincide com um momento em que o Estado volta a sofrer com o aumento no número de casos.

Embora a região mais afetada, neste momento, seja a Grande Florianópolis, o restante do Estado também está de sobreaviso. Na última quinta-feira (22), o presidente da Unimed Litoral, Umberto D’Ávila, fez um alerta em um áudio, em que fala sobre o novo aumento no número de casos de Covid-19 na região da Foz do Itajaí-Açu.

Continua depois da publicidade

> Balneário Camboriú mantém queima de fogos no Réveillon

Ele disse que aumentaram os atendimentos presenciais e por telefone, de pessoas contaminadas, e afirmou que esse crescimento é resultado do último feriadão, em 12 de outubro. Isso faz soar o alerta para o feriado que se aproxima.

As regras mais frouxas fazem parecer que a pandemia está superada, por isso são uma aposta arriscada. Com a perspectiva de mudanças no combate à pandemia, diante da troca de comando no governo de SC – que ainda não se posicionou quanto às medidas de prevenção – corremos o risco de um aumento súbito de casos.

> Mapa de risco: Seis regiões de SC registram melhora no nível de risco para Covid-19

Pelo bem de todos, seria melhor manter a prudência.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

As decisões importantes que a nova governadora de Santa Catarina precisará tomar

Pássaro ataca lagarto em Chapecó; veja o vídeo

Ciclone pode causar tempestade e alagamento em SC e outros pontos do país