A mudança na classificação de risco da região da Foz do Itajaí-Açu levou a prefeitura de Balneário Camboriú a editar um novo decreto, com medidas menos restritivas de combate ao novo coronavírus. A principal alteração diz respeito à ocupação de bares, que não tem mais limites – desde que seja mantida a distância de 1,5 metro entre os frequentadores.
Continua depois da publicidade
Seguindo as regras do Estado para as regiões que estão em amarelo no mapa de risco, em situação de risco alto, os hotéis podem aumentar a ocupação, de 60% para 80% dos aposentos. Os templos religiosos passam a ter até 70% da capacidade de público.
A flexibilização ocorre às vésperas do feriadão de Finados, quando Balneário Camboriú deve receber uma grande quantidade de turistas e coincide com um momento em que o Estado volta a sofrer com o aumento no número de casos.
Embora a região mais afetada, neste momento, seja a Grande Florianópolis, o restante do Estado também está de sobreaviso. Na última quinta-feira (22), o presidente da Unimed Litoral, Umberto D’Ávila, fez um alerta em um áudio, em que fala sobre o novo aumento no número de casos de Covid-19 na região da Foz do Itajaí-Açu.
Continua depois da publicidade
> Balneário Camboriú mantém queima de fogos no Réveillon
Ele disse que aumentaram os atendimentos presenciais e por telefone, de pessoas contaminadas, e afirmou que esse crescimento é resultado do último feriadão, em 12 de outubro. Isso faz soar o alerta para o feriado que se aproxima.
As regras mais frouxas fazem parecer que a pandemia está superada, por isso são uma aposta arriscada. Com a perspectiva de mudanças no combate à pandemia, diante da troca de comando no governo de SC – que ainda não se posicionou quanto às medidas de prevenção – corremos o risco de um aumento súbito de casos.
> Mapa de risco: Seis regiões de SC registram melhora no nível de risco para Covid-19
Pelo bem de todos, seria melhor manter a prudência.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também:
As decisões importantes que a nova governadora de Santa Catarina precisará tomar
Pássaro ataca lagarto em Chapecó; veja o vídeo
Ciclone pode causar tempestade e alagamento em SC e outros pontos do país