A onda dos arranha-céus de Balneário Camboriú está pronta para desembarcar em outros lugares no país e no mundo. Nome que assina alguns dos maiores edifícios residenciais da América Latina, a catarinse FG Empreendimentos lançou ao mercado a FG Talls, uma empresa de consultoria para prédios altos, super altos e de alta complexidade, focada na expansão desse modelo construtivo no país.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
– Este é um projeto bem ambicioso e um negócio promissor. Nós já temos contratos assinados e estamos falando com empresas de São Paulo, Paraná e também na América Latina. A operação foi costurada em sociedade com Fatih Yalniz, “cérebro” por trás de edificações em Nova York, como o One World Trade Center e o 432 Park Avenue, e com a engenheira Stephane Domeneghini, uma das mais respeitadas engenheiras no Brasil no segmento de supertalls – diz o CEO da FG, Jean Graciola.
Veja fotos dos maiores arranha-céus da FG
Só neste ano, a FG foi buscada para consultoria por pelo menos 10 projetos em São Paulo, onde mudanças no Plano Diretor têm possibilitado às construtoras mirar em “voos” mais altos.
Continua depois da publicidade
– A ideia surgiu ao percebermos um o avanço da permissividade da verticalização em muitas cidades no Brasil, e pelo nosso entendimento da dificuldade de avanços e expertise para solucionar de maneira eficiente prédios assim, pois nós mesmos passamos por esse processo ao longo dos últimos 20 anos. Nossa busca é que nosso conhecimento tão único e isolado possa permear esses novos cenários que começam a surgir no Brasil, e que possamos de alguma maneira orientar questões essenciais de segurança fundamentais em projetos de prédios altos e agregar com nossa visão de eficiência técnica, pensada para o bom resultado do negócio – diz Stephane Domeneghini.

Esse tipo de consultoria é importante porque o Brasil ainda tem lacunas na normativa para os supertalls. O gosto pelas alturas foi algo que surgiu quase que naturalmente em Balneário Camboriú, e exigiu das empresas adaptar as tecnologias construtivas à demanda por construções cada vez ais altas, modernas e luxuosas.
– É uma demanda mercadológica e econômica até mesmo bem simples: Balneário Camboriú é uma cidade com pouco mais de 45 quilômetros quadrados e poucos terrenos disponíveis com um valor expressivo do metro quadrado. Assim, para tornar os empreendimentos viáveis e rentáveis e pensando inclusive no desenvolvimento da cidade, a saída é a verticalização. Nós nunca buscamos os recordes, mas sim apresentar ao mercado empreendimentos de qualidade diferenciada e inovadores, que atendam a demanda de mercado – comenta Graciola.
O maior desafio para os projetistas de edificações com mais de 300 metros de altura é o sistema estrutural – e, quanto mais esbelto o edifício, mais desafiadora é a proposta.
Continua depois da publicidade
– A estrutura é principal sistema de seguranca de um predio, responsável por mantê-lo em pé e estável, e quando se trata de um supertall manter a estabilidade e vibrações dentro de parâmetros aceitáveis é um desafio para poucos no mundo. Ha raros profissionais que tenham a capacidade técnica e experiência em análise de estruturas e dinâmicas de prédios desse porte, contamos com engenheiros referências no mundo fazendo esse trabalho impressionante e extremamente complexo. O design arquitetônico é outro grande destaque e obrigatoriamente deve estar em harmonia com a solucao estrutural. É a nossa fórmula – diz Stephane.
A engenheira ressalta ainda que fachada e elevadores também são pontos sensíveis, que merecem atenção e investimento.
– O sistema de fachada garante a proteção, conforto e estética do edificio, e é a primeira barreira a enfrentar o vento que é o grande complicador de prédios assim. Já os elevadores classifico como o sistema mais sensível ligado ao conforto das pessoas, pois é o trajeto diário de entrada e saída, o que quer dizer que qualquer tempo de espera além do razoável irá trazer um desconforto diário e imediato às pessoas, algo indiscutivelmente de alto valor e importância para os clientes, assim o investimento em equipamentos de alta performance é inegociavel.
As peculiaridades incluem ainda um cuidadoso sistema preventivo contra incêndios, diante do acesso mais difícil para brigadistas, uma abordagem específica para os sistemas de abastecimento de água e energia, e cuidado redobrado com a fundação, que será responsável por manter o gigante em pé.
Continua depois da publicidade
– Enquanto em prédios convencionais ha uma grande disponibilidade de profissionais, conteúdos técnicos, estudos e obras em operação que servem de benchmark, no cenario de supertalls estamos isso muda drasticamente e estamos tratando de um grupo seleto de talentos no mundo, e muitas vezes estamos diante do limiar do conhecimento humano na area da engenharia civil. Cito o exemplo do tunned mass damper, que é um dispositivo projetado para combater as oscilações de edifícios altos, hoje a solução mais avançada para resolver essa questão.